Funcionários dos Correios da Bahia aceitam proposta do TST e aprovam fim da greve

Depois de 17 dias em greve, os trabalhadores em Correios do estado da Bahia, em assembleia, realizada na tarde hoje (06/10), decidiram aprovar a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e optaram por encerrar a greve.

A partir da proposta formulada pelo ministro do TST, Emanuel Pereira, no último dia 04/10, fruto da força da greve em todo país, a categoria conseguiu fazer a empresa recuar e manter o Acordo Coletivo do Trabalho (ACT) 2016/2017 com todas as suas cláusulas.

Se a empresa insistir na cobrança da mensalidade do plano de saúde, uma nova greve pode ser decretada a qualquer momento. Os funcionários mantém o estado de greve e voltam às atividades normais a partir de segunda-feira, 09/10.

A categoria foi contra a retirada de direitos e lutaram em defesa dos seus empregos e por um Correios 100% público e de qualidade. A greve por tempo indeterminado foi decidida em assembleia na noite do dia 19/09.

Proposta apresentada na audiência de conciliação no TST:

•CLÁUSULAS ECONÔMICAS: reajuste de 2,07% (INPC) nos salários e benefícios, retroativo ao mês de agosto deste ano;

•CLÁUSULAS SOCIAIS: reedição de todas as cláusulas sociais;

•PLANO DE SAÚDE: reedição da cláusula, que continuaria sob a mediação do TST;

•DIAS EFETIVAMENTE NÃO TRABALHADOS: compensação de 64 horas equivalente a 8 dias, sendo 6 horas de compensação aos sábados, para quem trabalha de segunda-feira à sexta-feira. Para os empregados que trabalham aos sábados, 4 horas de compensação de segunda-feira à sexta-feira e 2 horas aos sábados. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados