Programa Nacional de Reciclagem coleta mais de 670 mil esponjas

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009. Alguns dos seus objetivos são estimular a reflexão sobre o descarte correto dos produtos e a reciclagem. Nessa data, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite celebra o marco de 670 mil esponjas de limpeza doméstica coletadas para a reciclagem, o equivalente a 5,5 mil toneladas de material que será reaproveitado.

Desenvolvido pela 3M em parceria com a TerraCycle, a iniciativa é a única no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas. A iniciativa transforma os resíduos em matéria-prima para fabricar novos produtos como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo, entre outros.

Além de oferecer uma solução ambientalmente adequada, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-BriteMR oferece aos consumidores a oportunidade de se engajarem em uma causa social. Isso porque a cada esponja enviada para a reciclagem R$ 0,02 são doados para uma escola ou uma organização sem fins lucrativos escolhida pelos participantes.

Ao longo de quase três anos, a ação é resultado do engajamento e mobilização de cerca de 600 mil participantes, distribuídos em aproximadamente 4 mil times de coleta em todo o País. Com a arrecadação do material, juntas as instituições indicadas pelos consumidores receberam mais de R$19 mil. O estado de São Paulo foi o responsável pelo maior número de esponjas coletadas no período, superando a marca de 200 mil unidades. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais enviou esponjas para a reciclagem: 88 mil unidades, seguido por Santa Catarina (77 mil) e Paraná (66,5 mil).

Do total de esponjas produzidas apenas 1 a 1,5% são recicladas, mas para os criadores da iniciativa a conscientização do consumidor é o principal fator. “O desafio é grande, pois o primeiro passo é a conscientização dos consumidores em separar a esponja usada e enviar ao programa pelos Correios, ao invés de descarta no lixo doméstico. Contamos com a participação e colaboração dos consumidores para tornar esse projeto vivo ”, explica Emerson Mota, Gerente de Marca para Divisão de Cuidados com o Lar da 3M do Brasil. Confira o processo de reciclagem completo neste vídeo: https://youtu.be/aQXy6M2kT8w?list=FL_o266x_egAtFt_JS1Pqtag

Como participar

Para participar gratuitamente do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-BriteMR, basta se cadastrar no site http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite, juntar a quantidade mínima de esponjas (500 gramas) para o envio e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do programa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados