Sancionada lei municipal que cria semana das artes marciais em Salvador

O prefeito ACM Neto sancionou a lei que institui a Semana de Artes Marciais no calendário oficial da cidade de Salvador a ser comemorada, anualmente, na última semana de setembro. O projeto, de autoria do vereador Felipe Lucas, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta terça-feira (17/10) e pretende “levar ao conhecimento da comunidade” a importância da prática “na formação de nossos jovens”, diz o texto da lei.

Para o vereador autor da proposta a expectativa é fortalecer o esporte. “Representa um marco. A partir daí vamos atrair novas conquistas para as artes marciais na cidade e chamar atenção para necessidade de infraestrutura. Desde a demolição do ginásio Balbininho, não há um outro espaço público para eventos da modalidade e isso prejudica o surgimento de atletas de ponta, inclusive em modalidades olímpicas”, argumenta Felipe Lucas.

A medida foi comemorada por praticantes e mestres. Responsável pelo projeto social Boa Luta, que treina gratuitamente crianças e jovens da Boca do Rio, o mestre de jiu-jitsu Yuri Carlton acredita que muitos apoios podem surgir a partir da data. “É um grande passo. Chegou aos olhos dos nossos governantes o quanto as artes marciais educam, incluem e afastam o fenômeno da violência. No projeto Boa Luta mesmo, temos essa experiência na melhoria do desempenho na escola, no combate as drogas e é muito raro perder a criança que ingressa nas artes marciais para o crime”, defende.

A lei passa a valer a partir da data de sua publicação, o que significa que a prefeitura de Salvador, as escolas públicas municipais e interessados em promover as artes marciais já começam a planejar atividades de conscientização e promoção do esporte para o próximo ano.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados