Trade turístico se anima com anúncio da construção do novo Centro de Convenções

Um dos destaques da economia soteropolitana durante décadas, o turismo de negócios foi nocauteado junto com o Centro de Convenções da Bahia, em 2016, quando parte da estrutura, localizada no bairro de Armação, desabou, resultando no seu fechamento por tempo indeterminado. A solução para o problema foi apresentada nesta segunda-feira (23), pelo prefeito ACM Neto, e animou o trade turístico com o anúncio da construção do Centro de Convenções de Salvador. O novo espaço será erguido na área do antigo Aeroclube, nas imediações do Parque dos Ventos.

A expectativa de atração de grandes congressos nacionais e internacionais, shows e demais atividades, já traz um alento ao setor, que prevê investimentos anuais de aproximadamente R$ 150 milhões com a chegada da nova estrutura. “Um centro de convenções é, antes de tudo, um equipamento cultural e turístico da maior importância para qualquer cidade. Do ponto de vista econômico, este equipamento significa a retomada de recursos perdidos nos últimos anos – e já pensando em 2018, quando o novo centro ainda estará em construção -, da ordem de R$ 1,5 bilhão neste setor”, declara o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi.

Descaso, abandono e o fechamento da antiga estrutura são vistos pelos representantes do setor como os principais responsáveis pelo caos na atração de grandes eventos na cidade. “Salvador não podia continuar sem uma estrutura desse nível, que movimenta o trade turístico, os mercados imobiliário e de comércio. O desenvolvimento econômico, imobiliário e de negócios, depende de infraestrutura para garantir o fortalecimento do setor de negócios na cidade”, enfatiza o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha.

Estrutura – O novo empreendimento será erguido em uma área com cerca de 100 mil metros quadrados, com capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em atividades como congressos e convenções. A estrutura vai comportar ainda duas áreas destinadas a grandes shows, com capacidade para abrigar até 20 mil pessoas cada. Um deles será construído na área externa ao equipamento e outro no interior do centro. Ambos compartilharão 30 camarotes moduláveis de 60 metros quadrados, que, nos períodos sem shows, poderão se transformar em salas multiuso para eventos menores, reuniões, etc.

É unanimidade no setor o fato de que o novo Centro de Convenções fortalecerá o turismo de negócios na cidade, o que, consequentemente ampliará o quantitativo de lotação dos hotéis e pousadas, mesmo em períodos de baixa estação. “A Bahia carece deste equipamento para respirar além do turismo de céu e mar, já garantido para o verão, que tem nas estruturas públicas, como praias, praças e parques seus maiores atrativos. O que faltava era um lugar adequado para abrigar o turismo de negócios. É uma demanda antiga e que será de extrema importância para Salvador. O setor esperou por muito tempo e agora estamos na expectativa da melhora”, diz Glicério Lemos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados