Ativista do Movimento Negro é homenageado pela Fundação Pedro Calmon

Morto em 2017, o professor Jorge Conceição, arte-educador, escritor e militante histórico do Movimento Negro foi homenageado nesta sexta-feira (17), pela Fundação Pedro Calmon. O professor universitário e ativista na luta antirracismo agora dá nome ao auditório da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador.

A solenidade realizada no espaço reuniu amigos e familiares do artista, bem como dirigentes da FPC, além da senadora Lídice da Mata. “Ele tinha a alma de educador e sempre atuou na construção dos pilares que são decisivos para a formação do ser humano. Destacou-se na educação de crianças e jovens, com sensibilidade e conhecimento prático e teórico, atuando sempre para a preservação do conhecimento”, afirmou a parlamentar.

Para o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, além de educador, Jorge (Conceição) foi um grande militante das causas da educação no Brasil e essa é uma justa homenagem.

Conceição é idealizador Em 1995, Jorge Conceição lançou “O Boi Multicor”, uma recriação do “boi da cara preta”, que pauta o respeito à diversidade e às diferentes raças e etnias. A sua obra, que foi criada para atender às leis que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na rede de ensino.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados