Mestres de Capoeira recebem título de Guardião dos Saberes

Na noite desta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, aconteceu na Faculdade Dom Pedro II (bairro do Comércio – Salvador), a entrega do Título Guardião dos Saberes e Memórias da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Estado da Bahia.

A honraria foi parte de uma bela homenagem a seis antigos Mestres de Capoeira, que fizeram história no Brasil e no mundo, disseminando a cultura e a arte, ensinando o que aprenderam sobre capoeira durante a vida. São eles: Mestre Felipe, do município de Santo Amaro; Mestre Pelé da Bomba, da Associação Brasileira de Capoeira Angola; Mestre Boca Rica, discípulo do Mestre Pastinha; Mestre Olavo, do bairro Santa Mônica; Mestre Nonato, de Feira de Santana; Mestre Lourinho, da Turma do Mestre Bimba.

Para receber a outorga, os mestres precisaram apresentar uma série de documentos atendendo a critérios exigidos pela faculdade. Os nomes foram selecionados pela Fecaba – Federação de Capoeira da Bahia e pela Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira através de eleições internas e análise de currículo.

A Diretora Acadêmica da Faculdade Dom Pedro II, a Dra. Cláudia Caxias prestigiou o evento e agradeceu pela oportunidade de poder participar de um momento tão importante para a história da capoeira em Salvador.

Um dos idealizadores do Título, o vereador Luiz Carlos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Municipal de Salvador, reforçou que “a capoeira é um importante instrumento artístico e cultural que foi valorizada pelos mestres durante uma vida inteira de dedicação, fez do título Guardião dos Saberes mais que merecido”.

O deputado federal Márcio Marinho, recebeu uma placa homenageando-o pelo pioneirismo da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Federal. Na ocasião, clamou por respeito e mais oportunidades para os negros e lembrou a trajetória dos mestres, parabenizando-os pelo recebimento do título.

Em reconhecimento pelo trabalho de inclusão social que desenvolve, ministrando aulas para crianças e adolescentes, há 22 anos na APAE Salvador, Maurício José Teixeira (Mestre Louro), recebeu uma Menção Honrosa.

Além deste, a senhora Marisnalva Nascimento Machado (Mestra Nalvinha), filha do Mestre Bimba, também recebeu Menção Honrosa pelos belíssimos serviços prestados à capoeira.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados