Prefeitura conhece proposta de promoção de políticas igualitárias para negros

Em razão das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, o vice-prefeito Bruno Reis recebeu representantes do movimento negro em Salvador, no Palácio Thomé de Souza, na noite desta segunda-feira (20). Na ocasião, foi conhecido o Connegro – Coletivo Nacional da Organização Negra -, que será lançado nacionalmente em dezembro. O Connegro terá como principal papel apresentar à esfera pública as demandas do povo negro da capital baiana.

Na reunião, foram apresentadas algumas pautas que o coletivo pretende abordar com a sociedade, a exemplo do enfrentamento à anemia falciforme, doença que acomete principalmente a população negra, assim como ações afirmativas e de valorização, mapeamento de espaços religiosos, entre outros assuntos.

Para Bruno Reis, a formalização desta instituição resultará em diversas parcerias para estender as políticas igualitárias implementadas na cidade. “Temos uma série de ações afirmativas na Prefeitura. Muito já se fez na área social, mas queremos priorizá-la ainda mais”, afirmou o vice-prefeito.

De acordo com Nestor Neto, um dos integrantes da diretoria do Connegro, a proposta é de que, através da criação deste coletivo, possam ser abordadas com um novo viés questões econômicas e sociais voltadas ao público negro. “Queremos construir aqui não apenas uma entidade que tenha um nome e faça frente às outras existentes. Queremos um projeto que seja político e cidadão”, completou Nestor Neto.

O Connegro será lançado em 21 de dezembro, às 9h30, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento contará com a presença de gestores públicos, membros de comunidades de Salvador, além de figuras públicas. Após o lançamento da entidade em Salvador, o Connegro deverá ser apresentado no Distrito Federal e, posteriormente, em Minas Gerais.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados