Marta participa de atividade pelo empoderamento negro em colégio estadual na Vasco da Gama

Um dia de cultura, arte, empoderamento negro e diversidade. Foi assim que a vereadora Marta Rodrigues (PT) avaliou as atividades das quais participou no Colégio Estadual Vitor Civita, no Dique Pequeno, na Vasco da Gama.

A programação incluiu uma apresentação cultural com a peça “Quarto de Desejo”, encenada pelos alunos, sobre o livro de Carolina de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.

O evento seguiu com desfile de moda, tendo os estudantes como modelo, com o tema de empoderamento negro e feminino. “Escolas públicas como essa são exemplos que devem ser seguidos por todos. É preciso valorizar nossa história, os personagens negros, como Carolina de Jesus e o empoderamento de nosso jovem”, declarou a vereadora Marta.

A iniciativa, conforme a diretora Rodrenice Santana, visa aproximar a comunidade da escola, fomentando a permanência dos alunos nos próximos anos. A ideia é fazê-los se sentirem bem no ambiente para além das atividades curriculares, diminuindo o número de evasão escolar.

“Nosso objetivo é elevar a autoestima da comunidade, porque é uma comunidade que não tem nada e a única representação deles é a escola. Único local onde se sentem acolhidos. Eles entram de manhã e só saem cinco da tarde”, comenta.

O desfile de moda foi produzido pelo produtor e estilista Vander Charles, criador da marca Black Atitude, cujas peças foram utilizadas. Para ele, é importante levar às crianças e jovens exemplos de afroempreendimento – como é o caso dele – e trazer a negritude para o debate. “Precisamos reforçar nossa cultura e nossa história todo dia, nas escolas, nos bairros, nas comunidades”, frisou.

Para Marta, a programação de atividades da escola é uma demonstração de que a pluralidade só tem a enriquecer os estudantes. “É preciso apresentar os estudantes outras formas de pensar, de participar, isso é coletividade”, pontuou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados