Terceira fase da reestruturação das linhas de ônibus começa neste sábado (3)

A terceira fase da reestruturação das linhas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus da capital baiana tem início neste sábado (3). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), criou cinco novas linhas, promoveu a substituição de mais nove e o reforço de outras sete. A iniciativa dá prosseguimento às ações iniciadas em novembro de 2017, com o objetivo de diminuir o intervalo de viagem entre os trechos, reduzir a lotação dos coletivos e o tempo de espera nos pontos de ônibus, e impulsionar a integração com o uso do Salvador Card.

A mudança vai alterar 19 linhas de nove comunidades: Conjunto Pirajá I, Boa Vista do Lobato, Alto do Cabrito, Pituba, Praia do Flamengo, Boca do Rio, Joanes/Lobato, Caixa D’Água/Cidade Nova e Fazenda Grande do Retiro. A partir deste sábado, por exemplo, quem estiver no Alto do Cabrito e deseja seguir para o bairro da Barra fará baldeação na Estação da Lapa. Lá, o cidadão terá à disposição uma quantidade maior de veículos, poderá trocar de coletivo e seguir para o destino, em um espaço menor de tempo.

Para o morador da Boca do Rio que deseja seguir para o Lobato e antes pegava a linha 0901 – Joanes/Lobato, agora passa a utilizar a linha 0903 – Lapa, via Avenida Vasco da Gama, onde fará a integração com a linha 0706 – Nordeste-Joanes/Lobato. Desta forma, o usuário, que antes cumpria o trecho em 50 minutos, passa a fazê-lo em 26 minutos, resultando num aumento de 13 para 28 viagens por dia.

A mudança principal para quem se desloca da região da Caixa D’Água/Cidade Nova para a Barroquinha e Comércio, por sua vez, é que os veículos passam a ir para o Terminal da Barroquinha, onde há novas opções para integração. Dessa forma, o tempo de deslocamento cai de 40 para 15 minutos, quando o destino for a Barroquinha; de 90 para 12 minutos para quem vai a São Joaquim; e de 90 para 9 minutos em direção ao Comércio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados