Prefeito salienta “governo para os mais pobres” em mensagem à Câmara

As diversas ações da Prefeitura que têm contribuído para a transformação social e de infraestrutura de Salvador nos últimos cinco anos revelam dois importantes pontos: a exclusão da palavra “impossível” no vocabulário do soteropolitano, e um governo que é realmente voltado para os mais pobres. Esta foi uma das afirmações do prefeito ACM Neto em mensagem à Câmara de Vereadores, na abertura do ano legislativo realizada nesta sexta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias. Estiveram presentes na mesa o vice-prefeito Bruno Reis; o presidente da casa legislativa, Léo Prates; e demais autoridades.

Na ocasião, o prefeito salientou que, devido à organização das contas municipais, a Prefeitura teve a capacidade de promover ações com recursos próprios – algo que era considerado inimaginável em 2012. Depois de duas décadas, a administração municipal tem conseguido contratar financiamento com organismos nacionais e internacionais e recebeu, inclusive, a maior nota da Secretaria do Tesouro Nacional no quesito saúde financeira. O contexto possibilita iniciativas realizadas em diversos pontos da cidade, principalmente nas áreas mais pobres.

No Subúrbio Ferroviário, por exemplo, está em andamento a requalificação urbanística da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi. Foram entregues, recentemente, a nova Rua Almeida Brandão, em Plataforma/Itacaranha, e o Subúrbio 360, maior equipamento educacional, social e de lazer instalado em Coutos, dentre outras ações. “Este governo foi eleito para fazer diferente, para mudar a lógica, para servir ao povo pobre e que mais precisa”, pontuou ACM Neto.

Os investimentos em educação, a exemplo da requalificação da rede escolar e de soluções educacionais para a rede municipal de ensino, resultaram no aumento da nota de Salvador no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb). Em 2017, o orçamento da Prefeitura para a Educação chegou a 29,4% – em 2012, era de cerca de 22%. Com isso, novas unidades e mais vagas estão sendo ofertadas em 2018.

O prefeito também elencou as principais ações realizadas pela Prefeitura e que se tornaram sucesso e referência para outras cidades do país ao longo dos anos, a exemplo dos programas Morar Melhor, de reforma das casas em situação precária; o Casa Legal, de regularização fundiária; e o Primeiro Passo, de auxílio-creche a famílias com crianças de até cinco anos. As reformas nas praças, quadras e campos ajudaram não apenas no aumento da oferta de áreas de convivência e lazer, mas também no resgate da autoestima da população, que passou a ocupar mais os espaços públicos.

Novos investimentos – A atenção com o futuro de Salvador também passa por um desafio a ser vencido e que mais angustia a população da cidade: a pobreza. Por isso, foram promovidas iniciativas como o megaprograma Salvador 360, cujos oito eixos já estão em vigor e já trazem resultados no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. A ação, que é voltada para os próximos quatro anos, já conseguiu atrair R$1,8 bilhão em investimento privado em menos de um ano.

O volume de ações realizadas, em andamento ou previstas pela Prefeitura, é um dos mais impressionantes da história da cidade. “Quando dizíamos que a administração municipal podia andar com as próprias pernas, ninguém acreditava nessa afirmação. Mesmo sem apoio do governo federal anterior, conseguimos realizar diversas ações. O tal do impossível e palavra superada no vocabulário dos soteropolitanos”, salientou.

Dentre as novas ações estão a implantação da Arena Aquática de Salvador, na Pituba; requalificação de outros trechos de orla; construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, na região de Cajazeiras; novas quadras de esportes em Valéria, Canabrava, Itapuã e São Marcos; construção do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; implantação da Casa do Carnaval, na Praça da Sé e, futuramente, do Museu da Música Brasileira, no Comércio.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados