Câmara comemora 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos no Carnaval

A Câmara de Salvador deixa o Paço Municipal e vai para o Campo Grande participar do Carnaval com o povo. No domingo, a partir das 11 horas, os vereadores da cidade vão inaugurar o camarote da Casa, instalado na entrada do circuito Osmar. “Este ano vamos comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com liberdade, diversidade e alegria, acompanhando de perto a movimentação da festa e o respeito aos cidadãos”, diz o presidente Leo Prates (DEM).

“Liberdade, diversidade e alegria” é o tema carnavalesco da Câmara que sintetiza num clima festivo os 30 artigos do documento oficial proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, depois da 2ª Guerra Mundial. “Tem tudo a ver com a folia o Artigo 1 da Declaração que diz que ‘todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”, afirma Prates.

Citando o Artigo 3 da Declaração, “todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, Leo Prates informa que os vereadores participarão da festa atentos à preservação desses princípios. O presidente da Câmara lembra ainda do Artigo 6, que assinala que “todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecidos perante a lei”, para destacar a importância do respeito à diversidade no Carnaval.

O combate à violência contra a mulher no Carnaval será alvo de campanha da Câmara que distribuirá abanos com informações sobre os órgãos públicos que deverão ser acionados pelas vítimas. “Temos um compromisso com o combate à violência contra as mulheres durante todo o ano, mas no Carnaval reafirmamos esse empenho em conjunto com os poderes públicos e a sociedade. A nossa união é uma arma e a apuração dos crimes um dever”, afirma a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Aladilce Souza.

“Embaixador” da Casa na folia, o vereador Kiki Bispo informa que a ideia é de o camarote da Câmara ser um observatório da festa, vigilante à manutenção da paz e harmonia. “Somos representantes do povo de Salvador e estaremos no Campo Grande, de domingo a terça-feira, trabalhando para que a ‘liberdade, diversidade e alegria’ tomem conta do Carnaval”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados