Cajazeiras XI ganha praça e receberá Morar Melhor da Prefeitura

Os moradores de Cajazeiras XI já podem contar com um local para bate-papo com os vizinhos, diversão com as crianças, realização de atividades físicas ou mesmo para ler um livro e contemplar a paisagem. Construída pela Prefeitura em um antigo local de estacionamento e de ponto de descarte de lixo irregulares, a Praça do Conjunto Estrela foi inaugurada na noite desta segunda-feira (19), com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário de Manutenção, Virgílio Daltro, demais autoridades e população. Além disso, também foi anunciada outra boa notícia: a realização do programa Morar Melhor no bairro.

“Antes de 2013, as pessoas tinham perdido a capacidade de aproveitar a área pública, conviver com vizinhos e familiares nas praças e parques. Ao requalificar espaços como este, permite-se que o cidadão possa viver melhor a cidade. Cada praça, independente do tamanho, é feita com o máximo de capricho e cuidado”, afirmou o prefeito ACM Neto.

Localizada na Rua Jornalista Fernando Escariz, o espaço com 312 m² possui um novo conceito sustentável, a ser adotado pela administração municipal em outras praças da cidade: cerca de 70% do local possui área verde, o que facilita inclusive a manutenção do local. Além disso, a área de convivência e lazer possui academias de Saúde e de musculação, bancos modulares (antivandalismo), piso intertravado nas cores vermelho e amarelo, dispostos em mosaico, e mesas de jogos.

As crianças de zero a cinco anos também ganham atração especial: o Espaço Infantil, completamente cercado com alambrados. A praça conta ainda com acessibilidade total, iluminação em LED e comunicação visual. A obra durou quatro meses para ser concluída e todos os equipamentos são fabricados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), o que gera uma diminuição de mais de 40% de gastos para os cofres municipais. Outro destaque vai para a elaboração do projeto, que contou com a participação da comunidade.

Morar Melhor – Além da praça, o bairro de Cajazeiras XI será alvo de duas etapas do programa Morar Melhor, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A primeira etapa, cuja ordem de serviço deverá ser assinada em breve, vai beneficiar 280 casas em situação precária nas comunidades Ponto 11 e Monte Ipitanga.

Já a segunda etapa contará com o cadastramento e posterior reforma de mais 200 casas no Loteamento Santo Antônio. Cada residência contará com até R$5 mil para melhorias como novo telhado, esquadrias (portas e janelas), reboco e pintura e louças sanitárias (vaso e pia).

Aniversário da cidade – O prefeito também aproveitou para citar que já foram iniciados os preparativos para a série de inaugurações a serem realizadas em comemoração ao aniversário de Salvador, no próximo dia 29 de março. Serão mais de 150 obras a serem iniciadas ou entregues, dentre elas o Hospital Municipal de Salvador, na Boca da Mata, região administrativa de Cajazeiras, e mais de 20 praças em toda a cidade.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados