ACM Neto é eleito presidente do Democratas durante Convenção Nacional do partido

No evento, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia é lançado pré-candidato ao Planalto.

A Convenção Nacional do Democratas realizada nesta quinta-feira (08/03) no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, confirmou o nome do prefeito de Salvador, ACM Neto (BA) para assumir a presidência do partido. Neto assume o lugar do senador José Agripino Maia (RN), que presidiu o DEM por sete anos.

Em seu discurso, ACM Neto disse que o parido passa por uma refundação e a meta agora é propor mecanismos eficientes para defender e apoiar os segmentos mais fracos da sociedade, apoiar setores produtivos e gerar riquezas. “Não admitimos mais que o Brasil, que está entre as 10 maiores economias do Mundo, continue convivendo com serviços públicos precários, desigualdade escandalosa entre pessoas e regiões, índice de violência superior a países de guerra”.

Em seguida, o novo presidente apresentou o Manifesto do Democratas “O Brasil que vai dar certo”, que traça a trajetória do partido e propõe mudanças no atual sistema político partidário. Encerrou seu discurso dizendo que hoje, o Democratas assume o compromisso de ser um forte e decisivo protagonista da cena política para viabilizar um novo Brasil e lançou o nome do deputado Rodrigo Maia como candidato ao Planalto.

Em seu discurso de despedida da presidência do DEM, o senador José Agripino lembrou que conduziu o partido em um de seus momentos mais difíceis. Agripino contou que, quando assumiu, em 2011, a legenda contava apenas com 21 deputados – dezenas saíram após a criação do PSD.

“Fui eleito presidente do partido em um momento dificílimo. Na hora em que o governo do PT instrumentalizou outro partido para nos liquidar, nos tiraram muitos, sobramos 21, mas soubemos resistir pelo talento e pela coragem”, frisou. “Hoje entrego o cargo ao prefeito ACM Neto com 38 deputados federais”, continuou Agripino.

O líder do Senado, Ronaldo Caiado (GO) destacou o papel fundamental que o partido exerceu na história recente do país. O senador lembrou que o partido fez a mais “sistemática e aguerrida oposição” ao projeto populista da esquerda encampado pelo PT nos últimos anos.

“Estamos aqui para mostrar que o partido tem musculatura e que quando disseram que seríamos ‘extirpado’, nós resistimos. Estamos aqui e podemos dizer que contribuímos para que o Brasil não virasse uma Venezuela e demos espaço para que a democracia brasileira resistisse. E hoje o Democratas tem o protagonismo para continuar a ajudar o país”, afirmou para uma plateia de mais de 1000 pessoas que lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O líder da câmara, Rodrigo Garcia (SP) agradeceu o senador José Agripino pela condução e liderança do partido. Disse que o partido tem bons exemplos para apresentar ao Brasil. Citou o trabalho feito pelo ministro Mendonça Filho à frente da Educação e a gestão do prefeito do ACM Neto, em Salvador (BA). “Trazemos exemplos concretos”, declarou. Durante o evento, quatros deputados filiaran- se ao DEM, elevando a bancada federal para 38 parlamentares. São eles: Laura Carneiro (RJ), Heráclito Fortes (PI), João Paulo Kleinubing (SC) e Sergio Zveiter (RJ). Na convenção, o líder Rodrigo Garcia filiou 21 prefeitos de São Paulo ao DEM.

Encerrando o evento, Rodrigo Maia iniciou o discurso ovacionado pelos companheiros do DEM, de vários outros partidos e de militantes presentes, confirmando que será o nome do DEM para concorrer ao Planalto. Maia disse que assumirá o desafio de ser candidato à Presidência da República para mudar a vida dos brasileiros. Ele prometeu, com coragem, renovar a cena política atual, construindo com firmeza um Brasil melhor, “sem populismos irresponsáveis, sem radicalismos e sem teses fáceis e sem demagogia”, afirmou. Agradeceu pelo apoio e confiança de todos e disse que “a construção de um país mais justo exige a prioridade absoluta na educação de qualidade”.

O ministro Mendonça Filho (PE) ressaltou que a missão de Rodrigo Maia é apontar o caminho do futuro do Brasil e devolver o Estado brasileiro aos brasileiros e principalmente aos mais pobres. “Jogo em qualquer posição. E estarei ao seu lado para chegarmos à Presidência da República”, ressaltou.(DEM)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados