Equipes se mantêm em alerta para atender as demandas relacionadas à chuva

Neste sábado, equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), permanecem nas comunidades de Vila Picasso, Bom Juá e Mamede, locais onde as sirenes de alerta foram acionadas nesta sexta-feira (20), por conta da chuva que incidia na capital. Neste sábado, o estagio de alerta máximo foi reduzido para estágio de alerta, com a diminuição da chuva, mas o acompanhamento permanece e as equipes estão nas três comunidades, dando apoio e todo o suporte necessário.

As sirenes foram acionadas seguindo o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), quando os índices nessas localidades chegaram a 150mm, com previsão de mais chuva, as sirenes foram acionadas e os moradores orientados a deixarem as residências e seguirem para locais seguros. Eles seguiram, acompanhados de equipes da Codesal e da Semps, para escolas nas comunidades.

“Essa foi a primeira vez que acionamos as sirenes, desde que elas foram instaladas, em 2016 e tivemos um êxito muito grande. Tudo foi feito de acordo com os protocolos, de forma calma e cautelosa. Nosso trabalho preventivo é o diferencial para esse sucesso, as pessoas saíram das casas com tranquilidade e segurança”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Os locais que mais choveram na cidade, nas últimas 72 horas foram: Nova Brasília, 184,2mm, Campinhas de Pirajá 165,8mm e Palestina com 165,4mm, e a previsão do tempo para os próximos três dias é de chuva fraca a moderada. Diferente de ontem, quando ao chegar 150mm nas três comunidades que as sirenes foram acionadas, a previsão era de mais chuva, e o estágio era de alerta máximo.

“Por isso pedimos que os moradores sigam as orientações dos nossos técnicos. Mesmo nas áreas sem sirenes, fazemos o acompanhamento de forma intensa, com os pluviômetros instalados e entrando em contato direto com alguns moradores que fazem parte do nosso Nupdec e atuam como voluntários em defesa civil”, acrescenta Sosthenes, se referindo ainda ao Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

“Nessas áreas ainda não temos sirenes instaladas, mas acompanhamos de forma intensa, com os pluviômetros instalados e entrando em contato direto com alguns moradores que fazem parte do nosso Nupdec e atuam como voluntários em defesa civil”, acrescenta Sosthenes, se referindo ainda ao Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Noite – Trinta e seis famílias, que totalizam 98 pessoas (55 adultos e 43 crianças e adolescentes), foram abrigados, provisoriamente, na Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes, em São Caetano. No local, foi disponibilizado colchões, lençóis, alimentação e itens de higiene.

Outros atendimentos também foram realizados em outras áreas da cidade. Na Rua Ligia Maria, em Marechal Rondon, 46 famílias foram cadastradas devido a situação de alagamento de imóveis. Em Bom Juá, onde a sirene de alerta tocou indicando risco de deslizamento, quatro famílias foram cadastradas. Todos receberam orientações, mas não houve demanda por acolhimento provisório.

Reunião – Durante toda a manhã deste sábado, representantes da Codesal e dos órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) se reuniram para avaliar as ações tomadas e alinhar os próximos passos de ação. A Codesal permanece de plantão através da central 199. Atendentes, engenheiros, motoristas, meteorologistas e assistentes sociais também permanecem de prontidão.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados