Gamil Foppel é um dos cotados para disputar presidência da OAB Bahia, mas diz que ‘ainda é precoce’ decisão sobre candidatura

Cotado como um dos pré-candidatos à presidência da OAB Bahia, o advogado e professor Gamil Foppel declarou que fica muito feliz e honrado com a lembrança em torno do seu nome para disputar o cargo, mas disse que não há possibilidade de candidatura até o momento, apesar do estímulo e apoio de um grupo de advogados que faz parte de um movimento de oposição a atual gestão da Ordem no Estado. “Eu não preciso de cargo para poder defender a causa da classe. Jamais gostaria de me perpetuar na OAB por 20 anos no cargo. Ninguém faz da OAB a sua vida, tanto é que temos uma vida fora da OAB. Ninguém precisa se lançar pré-candidato imediatamente. Vamos conversar com a classe e ouvir o que as pessoas querem, ouvir o que elas precisam para ver de que forma a gente pode ou não contribuir com isso. Se isso for a vontade da classe, no momento oportuno essa postura vai ser adotada e não precisa ter precipitação. Ainda é precoce nós abraçarmos a candidatura e participarmos do processo eleitoral”, esclarece.

Mesmo assim, Foppel ressaltou os problemas vivenciados pelos advogados no judiciário baiano, reafirmou o compromisso de lutar em defesa da prerrogativa dos advogados e defende o avanço da gestão da OAB Bahia em favor da dignidade e da valorização da imagem dos profissionais do Direito perante à sociedade, a exemplo da ação feita pela OAB São Paulo. “A OAB de São Paulo fez uma grande ação que envolve ações concretas sobre a atuação de advogados como estratégia de imagem para que as pessoas enxerguem que o papel do advogado não é defender tão somente o interesse particular e privado. A constituição diz que o advogado é altamente indispensável para a administração da justiça. Não há justiça sem advogado e as pessoas devem enxergar em nós essa importância. Hoje, a gente tem uma visão errada e romanceada em algumas séries e novelas tratando o advogado com uma visão extrematizada e é importante que a Ordem resgate a dignidade do advogado perante a sociedade”, defende Foppel.

Para ele, movimentos como este ressaltam o valor do jovem advogado, que está tendo a oportunidade de se reunir, debater temas do seu interesse e demonstrar que merecemos mais espaço para contribuir com o processo de fortalecimento e valorização da classe.

Advogados em movimento por uma OAB melhor / Foppel e os demais advogados que fazem parte deste movimento destacaram a disposição e o empenho de todos os envolvidos na organização do encontro que abordou os problemas que afetam o trabalho dos advogados e advogadas. O advogado fez questão de frisar que essas dificuldades são possíveis de serem superadas e volta a defender uma OAB Bahia melhor na luta em resolver os problemas que envolvem a atuação dos profissionais no Estado.

Formação e capacitação continuada / Ao se intitular como ‘o advogado que dá aula’, Foppel pontuou que a Escola Superior do Advogado, uma das ações promovidas pela OAB Bahia, é fundamental para a formação profissional, uma vez que congrega os advogados em torno de temas importantes da advocacia para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades profissionais. “Uma das coisas que me preocupa na OAB é a Escola Superior do Advogado, pois é necessário que tenha um fluxo de uma educação continuada, sobretudo para os colegas do interior. Como educador e professor, nós precisamos ter cursos viáveis e interessantes para que, de fato, a gente sempre aprimore e melhore a qualidade técnica dos colegas”, defende Foppel.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados