Estudantes assistem ao espetáculo sobre Independência do Brasil na Bahia para marcar os 475 anos de Salvador

No dia 29 de março, Salvador completará 475 anos. Como parte das atividades em comemoração ao aniversário da capital baiana, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está proporcionando aos estudantes da rede estadual de ensino um momento de reflexão sobre os fatos e acontecimentos que antecederam e sucederam a proclamação e conquista da Independência do Brasil na Bahia. Jovens da TV Pelourinho e da Escola Olodum, junto com atrizes e atores consagrados da cena baiana, encenam nas escolas estaduais o espetáculo “Dois do Sete”, uma performance sobre a luta para a expulsão das tropas portuguesas do Brasil pela perspectiva do protagonismo dos negros, das mulheres, dos indígenas e dos caboclos, cuja participação foi fundamental à conquista.

Na manhã desta quarta-feira (27), o “Dois do Sete” foi encenado no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga I. Para Leonardo Sena Santos e sua colega Ana Luisa Nascimento, ambos com 16 anos e estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o que mais chamou a atenção na montagem, além do colorido, da dança e da música, foi a forma descontraída e coloquial, mesclando momentos de tensão e humor em que os atores em cena contaram a verdadeira história da Independência da Bahia. Na próxima semana, a trama será levada aos alunos dos colégios estaduais de Praia Grande, no bairro de Periperi, na terça-feira (2), e no Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, na quinta-feira (4).

A apresentação de “Dois do Sete” na rede pública de ensino tem como propósito despertar em toda a comunidade escolar o reconhecimento, o pertencimento e a representatividade, possibilitando a reconstrução histórica da narrativa inerente ao Dois de Julho. “Esta apresentação é uma forma de comemorar o aniversário da nossa cidade. É importante celebrar esta data com arte e reflexão sobre o nosso pertencimento, para reafirmarmos o nosso lugar de soteropolitano e de baiano nesse lugar de resistência. A peça teatral tem uma intencionalidade reflexiva, que por certo vai contribuir com a formação do nosso estudante. Um viva para que Salvador consiga construir essa independência e essa liberdade pela cultura, pela arte pelo conhecimento”, ressaltou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova.

Para a equipe pedagógica do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, a apresentação possibilitou a cada jovem viver um momento formativo a partir da linguagem teatral, em um ambiente fora da sala de aula, dentro do teatro, em um espaço dentro da escola. “Neste ano, estamos implantando a oficina de teatro na escola. E, hoje, atores e atrizes trouxeram para essa atividade de cunho pedagógico uma versão diferente da que é mostrada na maioria dos livros sobre o Dois de Julho. Além disso, outras temáticas importantes foram apresentadas, como o empoderamento da mulher; o combate ao racismo; e a valorização dos povos indígenas e negro”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Vanúsia Bastos.

Sobre o espetáculo – Com o tema “A odisseia de Iaiá e Ioiô, soldados do Exército Esfarrapado na conquista da independência e consagração da gênese baiana”, a trama acompanha a jornada do escravizado Ioiô e de sua companheira alforriada Iaiá. No percurso do sertão à Pirajá, os dois encontram os heróis e heroínas da Guerra da Independência na Bahia e recebem inspiradoras dádivas: Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. Ao final do trajeto, celebrando a vitória do povo sobre a tirania de Portugal, Iaiá dá à luz a seu rebento, abençoado por Nosso Senhor do Bonfim, que anuncia o nascimento do espírito baiano e a alma brasileira, que trazem em si a valentia, a resiliência, o axé e a fé. Foto: Tita Moura

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados