Saúde realiza ações em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão Arterial

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a ser celebrado na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está promovendo ações especiais junto aos cidadãos. As atividades envolvem qualificação de profissionais e caminhada de promoção à saúde, além da mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) em Salvador.

Desde a segunda-feira (22), os postos de saúde promovem atividades educativas, através da abordagem de temas relacionados ao autocuidado e mudança do estilo de vida – alimentação saudável, redução do consumo de sal e prática de atividade física, entre outros. Também ocorrem busca ativa de pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial, principalmente os usuários que não se encontram em acompanhamento regular nas unidades de saúde, consultas de rastreamento e identificação de risco cardiovascular global (RCVG) e aferição da pressão arterial nos usuários para captação de pessoas que estão sem diagnóstico de hipertensão.

Na sexta-feira, às 14h, será realizado o I Webnário – Estratificação de Risco Cardiovascular na Atenção Primária à Saúde, envolvendo médicos e enfermeiros da rede de atenção primária. A iniciativa pretende discutir a necessidade de fortalecimento das ações de rastreamento e identificação de reabilitações cardiovasculares (RCV) na rede de atenção primária, para melhoria do acompanhamento dos usuários e promoção da saúde cardiovascular.

No sábado (27), às 8h, acontecerá a Caminhada de Promoção à Saúde, no Parque da Cidade, no Itaigara. Gratuita e aberta ao público, a atividade fará alusão também ao Dia Mundial da Atividade Física (6 abril) e ao Dia Mundial da Saúde (7 abril), buscando dar visibilidade ao enfrentamento das doenças e incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta que a data serve como um lembrete para as pessoas verificarem regularmente a pressão arterial (PA) e adotarem medidas para mantê-la dentro dos limites saudáveis. “Nesse sentido, intensificamos e fortalecemos durante toda essa semana as ações preventivas nas nossas unidades de saúde, porque entendemos que a prevenção e a conscientização são sempre o melhor caminho”, destaca.

A programação completa pode ser conferida no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/download/sms-promove-acoes-alusivas-ao-26-de-abril-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-confira-a-programacao/.

Data – O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi instituído através da Lei 10.439/2002, com o objetivo de aumentar a conscientização, incentivar o diagnóstico precoce e promover ações de promoção à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Hipertensão Arterial (HAS) afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo o principal fator de risco para doenças cardíacas, doenças renais e outras complicações cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde apontam de mais de 140 mil pessoas morrem em decorrência da hipertensão.

Assistência – Para garantir a assistência dos soteropolitanos acometidos pela doença crônica, a SMS oferece nas 160 Unidades Básicas de Saúde, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USF), o atendimento integral, através de equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros e multiprofissionais de saúde, bem como a dispensação gratuita de medicamentos para controle da patologia. Além disso, cotidianamente, a SMS promove a realização de serviços de aferição da pressão arterial (PA), testes de glicemia e orientações nutricionais para os usuários da rede municipal de saúde. Foto: Ascom/SMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados